7 sinais que seu filho está cansado demais
top of page

7 sinais que seu filho está cansado demais

Atualizado: 5 de ago. de 2021

Bebês cansados ​​têm mais dificuldade em dormir e continuar dormindo. Veja como saber se o pacotinho está cansado demais e como fazer com que o bebê exausto durma.



Conseguir que um bebê durma nas melhores circunstâncias já não é fácil, mas quando seu filho está super cansado, pode ser ainda mais difícil. Isso acontece porque os bebês exaustos ​​têm mais dificuldade em se acomodar para dormir, dormem apenas intermitentemente e acordam com mais vezes durante a noite.


O resultado? Bebês cansados ​​tendem a dormir menos e dormem menos bem, deixando-os mais cansados, o que continua o ciclo de cansaço excessivo. E pode ser super difícil dormir ou treinar um bebê cansado demais.


Como saber se seu filho está muito cansado? Aqui estão os sinais, além de dicas sobre como orientar seu filho a melhores hábitos de sono.


Alguns sinais do bebê cansado


Os bebês que não dormem o suficiente acabam ficando acordados por mais tempo do que conseguem aguentar por isso acabam ficando estressados - um aumento na adrenalina e no cortisol - tornando mais complicado para ele descansar na cama.



Às vezes fica bem claro que seu filho está cansado demais ... e outras vezes os sinais são sutis. Aqui está o que procurar em seu pacotinho:

  • Ele tem dificuldade em se aconchegar para dormir.

  • Ele faz apenas sonecas breves, em vez de sonecas completas.

  • Ele não dorme muito durante a noite.

  • Ele é muito irritadiço ou exigente.

  • Ele é menos capaz de lidar com frustração ou dor.

  • Ele dorme em horários aleatórios na parte do dia (na cadeira alta ao comer, por exemplo, ou assim que bate no carrinho, mesmo que não seja hora de tirar um soninho).





Maneiras de evitar que seu filho fique cansado demais


Em geral, verifique se você está dando ao seu filho uma ampla oportunidade de atender às necessidades de sono dele. Saiba quanto sono o bebê precisa por idade:

  • Um bebê de um mês precisa dormir cerca de 14 a 17 horas por dia, dividida em oito a nove horas durante a noite, com as outras sete a nove horas em sonecas durante o dia.

  • Um bebê de dois meses deve ter um total de 12 a 16 horas de sono por dia, com oito a 10 horas à noite e quatro a oito no cochilo.

  • Um bebê de três meses deve receber cerca de nove a 10 horas à noite e alguns soneca de uma hora e meia a duas horas cada durante o dia.

  • Aos 4 meses, seu filho deve dormir entre 12 e 15 horas por dia, com dois ou três soneca diurnas que totalizam cerca de três a quatro horas e cerca de 10 a 11 horas de sono à noite.

  • Quando seu pacotinho chegar aos 6 meses, ele deve precisa de cerca de nove a 11 horas à noite, com duas sonecas mais longos durante o dia.

Em um cenário perfeito, você interrompe o cansaço do seu filho antes mesmo de começar. veja algumas dicas para evitar que seu bebê fique cansado demais:


  • Fique atenta nas dicas para dormir. Eles incluem esfregar os olhos, irritabilidade, puxar orelhas ou cabelos, bocejar e assim por diante, e respondem prontamente, colocando seu filho para tirar uma soneca ou para dormir antes do primeiro sinal de que está cansado.

  • Tenha uma rotina de dormir consistente todas as noites. Isso ajuda a transição do bebê da hora acordada para a hora do sono. Use uma versão resumida antes dos cochilos. (No entanto, isso não é realmente apropriado para recém-nascidos.)

  • Não superestimule seu filho antes de dormir. Isso significa interromper a brincadeira meia hora antes de dormir e fazer o possível para manter seu filho em uma área bem calma, longe da TV ou do rádio.

Como conseguir fazer um bebê cansado demais dormir

Claro, será mais difícil levar um bebê cansado para a cama, mas não é impossível. Aqui estão algumas estratégias para tentar:

  • Conheça os padrões de sono do seu bebê e tente abaixá-lo cerca de meia hora antes da hora de dormir. Muito disso depende da idade. Os bebês também têm "janelas de vigília", que são as quantidades de tempo que eles aguentam para ficar acordados e variam de acordo com a idade. Os recém-nascidos estão verdadeiramente alertas por cerca de três minutos a cada hora, as crianças de um mês podem ficar acordadas por até uma hora e as crianças de três meses podem teoricamente ficar acordadas por até duas horas. No entanto, todo bebê é diferente.

  • Siga a rotina normal de dormir do seu bebê. Geralmente isso significa comida, banho, livro, canções de ninar e abraços. Esse é o sinal dela de que é hora de dormir.

  • Envolva seu bebê e segure-o em um quarto escuro, sem som ou outro estímulo. (Isso é apropriado apenas até o bebê completar 8 semanas de idade.)

O treinamento do sono ajudará um bebê sempre cansado demais?

Se o seu bebê estiver constantemente cansado, você provavelmente terá problemas se tentar dormir no trem. (Nota: os especialistas recomendam adiar o treinamento do sono até que seu bebê esteja fora do estágio do recém-nascido.)

Seu melhor curso de ação é colocar seu bebê de volta nos trilhos, fazendo o possível para que ele durma o número total de horas (ou quase) necessárias para a idade dela antes de embarcar em uma missão de treinamento do sono.




Seguindo uma programação consistente de soneca e deitar, limitar a estimulação antes de dormir e ter uma rotina de dormir definida podem ajudar.

Lembre-se, será mais fácil dormir treinando um bebê que não está cansado demais, simplesmente porque os bebês cansados ​​dormem menos bem em geral e têm mais dificuldade em dormir.

Como soa o choro de um bebê cansado?

Você provavelmente sabe que seu bebê usa choros diferentes para comunicar necessidades diferentes . Aí está o choro da fome, a dor chora, e sim, o choro cansado.

O choro cansado é um choro contínuo, nasal e choroso que se acumula em intensidade. O choro cansado demais é semelhante a um choro cansado, e geralmente é acompanhado por outros sintomas cansados, como ter dificuldade em se acalmar ou ficar facilmente frustrado.

É importante observar seu bebê de perto e responder prontamente às indicações para dormir, pois isso pode ajudar a evitar que seu dorminhoco fique cansado demais. E garantir que seu bebê durma o suficiente durante o dia e a noite ajudará bastante a resolver seu problema excessivo de bebê. Depois que você tiver o bebê de volta aos trilhos, mais noites tranquilas estarão no horizonte.




1.244 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page