Como prevenir estrias na gravidez
Atualizado: 28 de mai. de 2021

Um dos acontecimentos mais comuns durante a gestação é o aparecimento de estrias e por isso que iremos deixar aqui algumas dicas de como preveni-las.
Me fala quem não gostaria de viver a gravidez sem estrias? Muitas grávidas tem essa sorte, mas infelizmente muitas mães tem o aparecimento de algumas ou até muitas delas, e com certeza iram mesmo precisar destas dicas.
Normalmente as estrias começam a surgir no segundo trimestre da gravidez, A mamãe Lorena conta que no seu caso, surgiram no terceiro trimestre, mais especificamente as 40 semanas. A primeira gravidez dela foi até as 42 semanas e acabou mesmo por ser um parto provocado.
Compre agora em promoção com frete grátis + 3x sem juros
No caso de Lorena as estrias surgiam acompanhada de muita comichão, e aquele aspecto avermelhado. Para algumas de vocês, estes aspectos, devem ser bastantes conhecidos.
Porém, segundo alguns estudos a genética pode ter influência no aparecimento das mesmas ou não, no caso de Lorena confirmou-se, quase todas as mulheres da família tiveram estrias. ''Lorena, diz que apesar de tudo até tive bastante sorte, sou das mulheres da família com menos estrias''.
Mas podemos contornar a situação e fazer de uma forma diferente da Lorena, iremos passar algumas dicas para prevenir as estrias na gravidez que iremos deixar aqui abaixo.
Algumas dicas que iram prevenir as estrias durante a gestação
Uma das coisas fundamentais é beber bastante água de forma a manter a pele hidratada, não só para prevenir as estrias, mas também, para evitar as infecções urinárias.
É muito importante beber ainda mais água para melhorar a circulação sanguínea, manter a irrigação do útero e da placenta. No meu caso específico também ajuda a manter a pressão arterial em valores mais estáveis.
Ter uma Alimentação Saudável
Alimentos ricos em vitamina A e C, como as laranjas, cenoura, a manga são ótimos aliados nesta fase.
Importante reduzidas consumo de doces e as comidas salgadas. Ingerir pequenas refeições ao longo do dia é uma ótima opção para não haver um consumo exagerado nas refeições principais. E não pode esquecer os complementos que são receitados pelo médico, como ácido fólico, ferro, etc.
Se tiverem diabetes, anemia, é importante seguir também orientações especificas do seu médico ou nutricionista.
O uso de cremes

Não deixe passar essa oportunidade, nosso guia do primeiro ano do bebê
O uso de óleos e cremes são bons para manter a pele hidratada, aliviar as comichões e irritações da pele. Faça a hidratação da sua pele duas vezes ao dia, de manhã e a noite.
Uma dica é aplicar o creme e em seguida um óleo para prevenção de estrias. Existem imensos cremes próprios para a prevenção de estrias no mercado, alguns ate com preços bastante acessíveis.
Também é importante manter esta mesma rotina de aplicar creme ou óleo no pós-parto.
Irei deixar aqui uma dica que algumas mães disseram que foi muito bom para elas, mas pode também seguir a orientação do seu médico. ( Clique aqui )
Ter o controle do próprio peso
Quanto mais rapidamente você ganha peso, mais rapidamente a pele é obrigada a esticar e daí surgir as estrias. Portanto um aumento do peso gradual ajuda na prevenção das estrias.
Com certeza que este aumento de peso é inevitável, mas podemos sempre tentar controlar da melhor forma. Portanto manter alimentação saudável e ingestão de bastante água também vai ajudar muito neste aspecto.
Que tal começar a MATERNIDADE com um guia mês a mês do bebê ?
Fazer Exercício físico
Sabemos que aumento do peso gradual é fundamental, portanto se conseguir praticar umas caminhadas, fazer umas massagens, umas aulas de pilates por exemplo, vai ajudar certamente. Claro que se não praticava desposto antes, não é agora que irá se aventurar, mas umas boas caminhadas, já ajuda bastante a manter-nos ativas.
Um exercício físico moderado na gravidez ate diminui a probabilidade de ter diabetes gestacional, diminui o risco de pré-eclampsia. Atenção as gravidas que tem algum tipo de contradições como doença cardíaca, placenta prévia, trabalho de parto prematuro, rutura de membranas, anemia, entre outras, é desaconselhado exercício físico.
É importante estar alerta durante alguns sinais como hemorragia vaginal, tonturas, dor no peito, cefaleias, perda líquido amniótico durante a prática de exercício físico deve interrompe-lo de imediato e comunicar ao médico que a acompanha.
Tudo que for feito e tenha dúvidas converse com seu médico e tire suas dúvidas antes de qualquer coisa.
