Enjôo matinal e náuseas durante a gestação
Atualizado: 5 de ago. de 2021
Na maioria dos casos a náusea e bem mais forte nos primeiros meses.
Quando vai começar esse incomodo na parte da manhã?
Saiba que 3 em cada 4 mulher sofrem com essa doença mal identificada nos primeiros meses de gestação, saiba que embora esse problema comece de manhã, ele pode vir a qualquer hora do dia.
Em termos científicos esse problema é chamado de (NVP),que é os famosos enjoos na gravidez, eles costumam aparecer na 6° semana de gestação. Claro que como seu olfato está muito mais intenso, alguns cheiros ou comidas podem ativar esses enjoos.
Uma boa notícia é que: para a maioria das grávidas, esse problema não fica por muito tempo. Mesmo que a maioria seja assim, alguma gestantes continuam mostrando os sintomas até o segundo trimestre, e também tem algumas que podem sentir até quase o final da gravidez que são as mamães de mais de 1. Uma boa notícia é que esse problema não afeta o bebê.
Sintomas dos enjoos matinais
O sentimento de estar enjoada é muito comum no primeiro trimestre e muitas gestantes comparam ele com o enjoo.
Náuseas que na maioria das vezes aparecem assim que o sol nasce, porém elas podem aparecer a qualquer momento do dia ou noite.
Você pode chegar a ter raiva de alguns cheiros de tão fortes que podem te deixar doente do estômago.
Um sentimento de enjoo acompanhado de dores de fome é uma coisa comum de se ver.
A náusea também pode aparecer depois de comer.
Uma da partes mais chatas é uma náusea tão forte que pode causar enjoo
Soluções para enjoos matinais
A verdade é que apenas o tempo pode resolver o problema, porém agora você vai ver algumas dicas de como minimizar esse "probleminha".
Não coma os alimentos que você mais gosta. Isso mesmo, Evite chegar perto de alimentos que desencadeiam as náuseas, podem ser alimentos ácidos e ou picantes, ele podem te atrapalhar muito, evite ao máximo também alimentos com cheiros fortes. É bem provável que você consiga suprir seu organismo apenas com alimentos saudáveis e leves até que você possa se alimentar de coisas fortes sem quase morrer depois rsrs. Uma coisa interessante é que o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG) diz que é melhor comer alimentos leves como, banana, torradinhas, arroz e papinhas de maçã, leve e saboroso. Busque a vitamina A em pêssegos ou iogurte no almoço ou jantar, deixando o brócolis e frango de fora. Sei que você quer se alimentar bem para manter sua saúde e a do bebê também, porém saiba que esse problema costuma passar no primeiro trimestre, então deixe para comer mais e melhor quando as náuseas e enjoos forem embora. Uma boa dica é uma vitamina de melão, uma delícia.
Se alimente cedo... Os enjoos matinais não esperam você sair da cama, agora a náusea aparece quando você está com o estômago vazio por ter ficado um bom tempo sem comer por estar dormindo. Isso acontece porque quando você fica sem comer por muito tempo o acido só tem uma coisa para comer, seu estômago e isso faz sua náusea aumentar. Uma ótima solução é deixar do lado da sua cama algum alimento fácil de comer, assim você pode comer assim que acordar, além disso deixe alguns petiscos para comer a noite quando for fazer xixi, isso vai te ajudar e muito.
Claro que temos que falar sobre o que fazer antes de dormir. Você deve fazer isso pelo mesmo motivo, coma algo leve e cheio de proteínas antes de dormir, isso vai fazer você acordar com o estômago super feliz.
Faça um esforço e como frequentemente. A idéia é manter sua barriga sempre com alguma coisa. Não encha de mais e também não deixe ela vazia. Faz assim, coma 6 vezes ao dia mesmo que seja em pequenas quantidades ao invés de 3 grandes refeições, saiba que com a barriga vazia a chance e náuseas aumenta. Um ponto positivo das refeições menores é que elas são mais fáceis de digerir, sendo assim tem menos risco de você ficar com azia. Uma super dica é, não saia de casa de bolsa vazia, leve sempre um lanche saudável como cereais, frutas secas, bolachas ou castanhas.
Clique aqui e adquira o e-book e os 5 bônus