Gestante? Veja 10 dicas para começar o dia bem
Atualizado: 17 de mai. de 2021
1. Mexa-Se
Ainda na cama, dê aquela espreguiçada. Se alongar alivia as cãibras e fazendo isso você ganha mais disposição. Só cuidado para não exagerar e se machucar. Na gravidez, a mulher fica mais flexível e os ligamentos, mais frouxos
2. EVITE O ENJOO
Bolachas de água e sal ou chá de gengibre podem ser consumidos ainda na cama e ajudam a combater o tão temido enjoo matinal, saiba como resolver o enjoo matinal clicando aqui.
3. ALONGUE AS COSTAS
Deite-se em um local confortável porém estável, mantendo ombros e pés no chão. Ao inspirar, erga as costas e o quadril. Expire e desça devagar, soltando o ar.
Cinta Modeladora 3 em 1 - Pós Parto
4. ALONGUE A PANTURRILHA
Coloque as mãos na parede, dobre a perna da frente e mantenha a de trás esticada, com o calcanhar no chão. marque 15 segundo e depois troque
Exercícios como pilates e yoga previne muitas e ajudam a ter um parto mais tranquilo. Pratique de duas a três vezes por semana, sob orientação.
5. CAFÉ DA MANHÃ
Tem que ser rico em nutrientes essenciais para mãe e bebê. Um exemplo é o ferro, auxilia na produção de células sanguíneas. Agora a fibra ajuda a reduzir o colesterol e a regular o intestino. Suco de couve com laranja e aveia e duas fatias de pão integral com pasta de ricota. Dá para trocar o pão por tapioca ou quatro torradas integrais com geleia sem açúcar. Complete com uma salada de frutas, feita com banana, manga e abacaxi, que é uma boa mistura de vitaminas.
Outras dicas bacanas:
- A melhor alternativa é trocar o açúcar por mel.
- Peito de peru e outros embutidos são cheios de sal, e isso te faz inchar e leva à hipertensão. Invista no queijo branco.
- Vá de cereais e pães integrais. Esses carboidratos complexos ajudam a controlar o peso e os níveis de açúcar.
6. Aproveite o SOL por 15 min
Cheios de vitamina D (essencial para o desenvolvimento do bebê). O sol também ajuda os seios na amamentação. Por isso, dedique 15 minutos diários ao banho de sol com os seios para fora das roupas, antes das 10h ou depois das 16h. Outra opção é o banho de luz artificial, com lâmpada de 40 watts em um abajur sem cúpula, a 10 cm de cada um dos seios.
Saiba mais da cinta pós parto aqui
7. APROVEITE A CAMINHADA
Ela deve ser feita todos os dias. Comece devagar, com duração de dez minutos até chegar a 40. A intensidade? Moderada, por exemplo, nem tão devagar que você não sinta o exercício nem tão forte que você não consiga conversar com quem a acompanha.
É muito importante que você mantenha o corpo hidratado antes, durante e após os exercícios. Uma boa dica para variar o paladar é aromatizar a água com lima ou manjericão.
8. HORA DO BANHO
Evite água quente, que provoca queda de pressão e resseca a pele. Para combater a acne, faça esfoliação até duas vezes por semana na hora do banho. Evite as estrias, passando creme hidratante no corpo todo até dez minutos após a ducha, para maior absorção (menos nas aréolas dos seios). E fuja de produtos retinoicos ou com ureia.
Escovar os dentes pode piorar o enjoo, por isso o melhor é esperar uma hora após as refeições. Passado esse tempo, capriche na escovação, já que durante a gestação há uma tendência a inflamar a gengiva.
9. DE 3 EM 3 HORAS
Lanches entre as refeições ajudam a evitar enjoos e a controlar a glicemia, o que afasta
o diabetes gestacional. Uma boa opção é o iogurte desnatado, acompanhado de mel e castanhas.
10. PRONTA PARA SAIR
Para ficar bem o resto do dia, invista em sutiãs reforçados e meias de compressão. Cerca de 15 minutos antes de sair, deite-se com as pernas para cima e, então, coloque a meia. Vale usar salto, mas só até 3 cm.