top of page

Marcos do bebê de 6 meses

O que você vai ver...


  • Evolução do seu bebê de 6 meses

  • O progresso do seu bebê de 6 meses

  • Mostrando ao bebê sobre regras

  • A saúde do seu filho(a) de 6 meses

  • Que tal apresentar algum copo com canudinho?

  • Seu filho quase falando ou tentando aos 6 meses

  • Evitando que o bebê acorde várias vezes

  • Vitaminas necessárias para bebe

  • O bebê começou a beber água no banho

  • Atividades físicas com bebê

  • Novidades que seu filho de 6 meses vai te mostrar!



Seu bebê já está na metade do caminho para seu primeiro aniversário! Observe as habilidades o seu pequeno vai crescer rápido!


Seu filho já chegou na metade do ano e começou a perceber que existe um mundo fascinante esperando para ser explorado. E isso quer dizer que os dias que podia colocar seu bebê no meio da sala, com a certeza de que ele ficará ali, estão acabando.


Este é o mês em que você iniciará a oferecer alimentos sólidos para seu bebê, se ainda não começou, e vai ver ele conseguindo sentar-se melhor. Algum dentinho está por vir. Aqui está o que mais seu filho de 6 meses faz.


Evolução do seu bebê de 6 meses


Num relance


Conceitos básicos do sono


Com essa idade, as crianças normalmente dormem cerca de 11 horas à noite (muitos direto) e tiram cerca de duas sonecas diárias que somam três a quatro horas, embora possam variar.


Conceitos básicos da alimentação

Chegou a hora de iniciar com os sólidos! Apresente 1 a 2 colheres de sopa a 3 a 9 colheres de sopa de cereais, frutas e vegetais, mais cerca de 709 a 887 ML (até 946 a 1064 ML no máximo) de leite materno ou fórmula por dia.


Descubra como é o desenvolvimento do bebê do mês 1 ao mês 12 clicando aqui


Informações Interessantes


As crianças normalmente ficam sentados sem precisar de apoio por volta dos 6 a 6 meses e meio de idade. Porém há uma variedade de idades quando se trata de quando os bebês dominam a habilidade.



Caso seu filho seja como grande parte dos bebês, provavelmente será capaz de se sentar sem precisar apoiar-se. O bebê “normal” fica sem apoio em alguma parte por volta dos 6 meses e meio.


Algumas crianças muito "normais" iniciam a sentar aos 4 meses e outros aguardam até a marca dos 9 meses. Porém ele quase vai conseguir sentar-se bem em uma cadeira alta, em um momento perfeito, sendo que é a hora de assentar para comer seus sólidos agora.

Já esta na hora de começar a introdução alimentar, clique aqui para entender como iniciar, como lidar com as dificuldade e para ter acesso a mais de 163 receitas para o bebê.


Seu pequenino certamente será capaz de suportar o próprio peso nas pernas quando segurado na posição vertical e pode até estar preparado para pegar a estrada rapidamente (mas vale lembrar que os bebês que fizeram menos exercício da barriga, demoram mais para fazer isto - e isso não é motivo de preocupação).


Alguns pequeninos podem ficar de pé ou sentar-se quando você os coloca de bruços. Aguçar seu bebê, agora com mais idade, requisita novas atividades e brinquedos que ajudarão a alavancar as habilidades motoras grandes e pequenas, também como as práticas sociais, intelectuais e de linguagem.


Considere em empilhar brinquedos e jogos (aqueles com anéis de tamanhos diferentes ou cubos multicoloridos), brinquedos que instigam que o bebê se mova (motinhas, trens e bolas que rolam, brinquedos de luz ou sons que se movem) brinquedos fofinhos (eles se endireitam quando rolam) , brinquedos que estimulam a postura (tenha certeza de que são resistentes!) e, não pode faltar, livros de cartolina coloridos que manterão seu filho ocupado.


Esta com dificuldades para variar no cadápio do bebê? acesse nossas 163 receitas com indicação de idade aqui!


O progresso do seu bebê de 6 meses


Imagina só quem está tendo grandes avanços? Seu bebê de 6 meses! Graças a uma dieta constante de leite materno ou fórmula (cerca de 709 a 887 ML por dia) e sólidos (alterando entre cerca de 1 a 2 colheres de sopa a 3 a 9 colheres de sopa de cereais, proteínas, frutas e vegetais por dia), seu pacotinho deve estar pesando entre 5,896 e 10,432 KG e medir algo entre 60,96 e 73,66 CM se ele for garotinho.


Caso você tenha uma menina, ela vai atingir entre 5,443 e 9,979 KG e medirá entre 58,42 e 71,12 CM.


Ao alimentar sua alegria, para alimentar todo aquele crescimento fabuloso, lembre-se de prestar atenção ao que pode fazer e não pode fazer na dieta, tente adicionar novos alimentos um de cada vez e evitar alguns alimentos como (evite o mel até depois de seu segundo aniversário, por exemplo )


A saúde do seu filho(a) de 6 meses


Chegou a hora da consulta do bebê com 6 meses de idade e, certamente, de sua primeira vacina contra a gripe.


Indo ao medico com 6 meses


Prepare-se para perguntar tudo sobre o que seu bebê fará durante a próxima visita de 6 meses (sempre leve uma lista de dúvidas), onde ele receberá a próxima série de vacinas, e você aprenderá mais sobre seu crescimento e desenvolvimento, bem como quais marcos ele está alcançando e qual deles estão por vir.



Quando não mandar, meu filho para a creche

Durante o primeiro ano de escolinha, os bebês ficam dodoi por volta de oito a 12 vezes. Se o seu bebê estiver com febre, ele precisa ficar em casa para se recuperar.


Seu bebê não come bem? Você acredita que ele precisa se alimentar melhor para crescer saudável? Clique aqui!

É hora de vacinar contra a gripe

Antes de chegar a 3 anos de idade, as crianças estão em maior envolvimento social estarem perto de seus pais, irmãos e cuidadores.


Desde o começo, você pode ajudar no desenvolvimento social do seu filho oferecendo contato pele a pele, contando histórias para ele e fazendo carinho.


Proteja seu bebê do frio

Você pode levar seu bebê para sair no frio, mas saiba que bebês são mais vulnerável ao frio do que crianças maiores. Teste vestir o seu filho com uma roupa de dormir, uma camisa de mangas compridas e calças e um cachecol.


Outras dicas para bebês


Que tal apresentar algum copo com canudinho?


Por volta dos 6 meses, você pode começar a apresentar seu bebê a um copinho com canudinho. Dar início nesta fase significa que seu bebê pode aceitar o copo mais facilmente e isso lhe dará tempo de sobra para dominá-lo antes que você necessite desmamar completamente o seio ou a mamadeira.


No começo, o bebê fará pouco mais do que se divertir com o copo (e cuspiu e cuspiu no momento que você pingou algumas gotas em sua boca). Mas em breve seu filho aprenderá que seu novo brinquedo muito divertido pode ser usado para beber bebidas deliciosas.


Para auxiliá-lo a dar o salto, de início com um copo de plástico leve e que seja impossível quebrar. Você pode precisar testar algumas formas, tamanhos e estilos diferenciados antes de encontrar o que ele mais gosta.


Conheça nosso curso "Descomplicando a Alimentação", já são mais de 6.700 alunas que garantiram uma alimentação saudável para seus filhos!


Caso você escolha um copo com bico, retire a válvula anti-respingos antes de dar ao seu filho. Vai ser mais difícil, mas ele vai descobrir que serve para beber de forma muito mais rápida.


Grande parte dos bebês ainda não consegue realizar a sucção poderosa de que precisam para obter líquido pela válvula (também, especialistas dizem que mostram o uso prolongado de um copo com canudinho pode desenvolver à cárie dentária por causa do jeito como o líquido é extraído e depois se acumula na boca). Comece oferecendo água - é a opção mais fácil e menos complicada.



Seu filho quase falando ou tentando aos 6 meses


A linguística do seu bebê está aumentando. Ele não está pronto para dizer palavras, porém fica feliz em praticar muitos sons, tentando repetir o que escuta. Ele usará seu grande repertório de sons e movimentos para que você descubra o que está em sua mente (agora se você vai entender o que o bebê quer dizer é outra história).


Com uma constante evolução nas habilidades de comunicação maduras para o aprendizado, agora é hora para começar a ensiná-lo um pouco de linguagem de sinais simples. Em breve ele conectará seus gestos de mão com os desejos e necessidades que ele está tentando dizer ("mais", "comer", "ordenhar", "tudo pronto"), e não levará muito tempo para que seu filho possa fazer os sinais ele mesmo.


Não se surpreenda se seu bebê tentar acompanhar o refrão de algumas músicas. No momento da alimentação, abra espaço para o bebê, isso pelo motivo que ele provavelmente vai querer ficar de barriga para cima na mesa quando você for comer, e ele pode começar a comer alimentos sólidos (bem, pequenininho, mole e / ou

pegajoso ).


Ele vai continuar a obter a grande parte de seus nutrientes do leite materno ou da fórmula, então não preste muita atenção se os petiscos em seu prato realmente chegam a sua barriga. Suas refeições agora são mais para aprender (pequenas habilidades motoras, engolir!) Do que para calorias e nutrição, embora você deva, é claro, oferecer a ele alimentos nutritivos.


Meu objetivo aqui é que você consiga entender a introdução alimentar, só assim seu bebê vai ter uma alimentação completa e saudável!


Você também pode querer estocar toalhas de papel enquanto ele come - e arremessa todas as outras mordidas! Agora as refeições são mais para aprender algumas habilidades, como engolir.


Ele não vai querer saber de calorias ou nutrição, mas você deve, é certo, oferecer ao seu filho os alimentos necessários. Você também vai querer algumas toalhas, pois seu bebê pode jogar tudo pelo ar.



Evitando que o bebê acorde várias vezes


Seu filho tem acordado com frequência durante a noite? Primeiramente, tenha certeza de que ele faça sua última alimentação da noite antes de ir dormir e que ele coma o suficiente de dia também.


Você pode de forma tranquila, oferecer uma alimentação extra para ele antes de dormir. O plano é aumentar a quantidade de calorias que ele ingere no período de vigília, para que ele não precise acabar com seu sono - e o dele - para se alimentar.


No caso dele continuar acordando, neste estágio é provável que esteja a procura de conforto. Por isso, troque o seio ou a mamadeira e tente cuidar dele de outras maneiras amorosas, como acariciá-lo. Uma forma de desanimar seu bebê de ficar te chamando é desmotiva-lo, tornando o momento indesejável, como dando menos do peito ou cortando a mamadeira.


Sei que ja falei do manual da introdução alimentar diversas vezes, mas vale a pena te lembrar, esse é o melhor curso de introdução alimentar que você vai encontrar, além de um cardápio que conta com mais de 163 receitas!


Depois, torne-o chato. Não deixe que seu bebê tenha a ideia que a noite é hora de brincar. Corte as luzes (ou diminua-as onde puder) e reduza o máximo possível as conversas animadas e as canções.


Exceto canções suaves de ninar! Se for possível evite a troca de fraldas até de manhã, trocar a fralda pode acordar seu bebê de vez.


Vitaminas necessárias para bebê


Vitaminas, minerais e ácidos estimulam seu bebê de cima a baixo, levando ao desenvolvimento saudável do cérebro e dos nervos, bem como o funcionamento e o desenvolvimento certos de seus olhos, pele, função imunológica e diversas outras vantagens.



Uma mega dica para incluir esses alimentos: alimente-o com o arco-íris!


Cenouras e batatas-doces são carregadas com vitamina A; vegetais verdes, bananas e feijões são embalados com vitaminas B. Passe para tomates, morangos e melão para C; e cereais e grãos para E.


O bebê começou a beber água no banho


Você pode ficar abismada, quando você se deparar com seu filho bebendo a água suja do banheiro ou a que ele mesmo fez xixi. Você pode ficar sem preocupação: a água do banho suja (e o xixi do seu filho) não contém nada que o corpo dele ainda não tenha sido exposto e, portanto, não o deixará dodoi.


Conheça nosso curso, já temos mais de 6.700 alunas. Não iríamos tão longe assim se o conteúdo não fosse realmente bom. Clique aqui e conheça!


O que deve te deixar preocupada é o sabão na água. No caso de você estar usando produtos feitos para bebês e crianças, não terá nada com que se preocupar. Mas se você usou um shampoo adulto, banho de espuma ou óleo essencial, você pode querer falar com o pediatra na hora para saber o resultado dependendo de quanto seu pequena travessura bebeu.


Mesmo assim, seu pequeno surfista precisaria beber muita água da banheira para ficar realmente doente. Se for apenas um ou dois goles, não há porque interromper a rotina. Atividades físicas com bebê Aqui estão duas maneiras legais de se exercitar com seu bebê.


1- Dance com a seu querido ao som de algumas das suas músicas favoritas (nem vai notar que está a treinar!). E não só o seu filho vai adorar o participar, você também fomentará a paixão pela música. (Sem bater cabeça, mamãe, não importa o quão radical a música possa ser ... e não eleve muito o volume - orelhas pequenas são extremamente sensíveis.)



2- Assista um vídeo. Existem diversos vídeos pós-natal para as mães escolherem hoje em dia, mas, droga, até mesmo um filme tem canto e dança o suficiente para fazer o truque. (Só porque é um filme não significa que ele não pode inspirar algum movimento para queimar calorias!)


Novidades que seu filho de 6 meses vai te mostrar!


Seu filho já está na metade da primeira vida (uau, já?) Seu filho pode estar sentado sozinho, se alimentando de alimentos sólidos e talvez até mostrando o primeiro dente minúsculo. Nesse momento ele vai se esforçar mais do que nunca para se comunicar com você - e comandar sua atenção (então largue o celular e comece a dar ao bebê o que lhe é devido).


Pelo corpo, seu bebê de 6 meses está quase se movendo (caso ainda não esteja). Ele certamente pode rolar da frente para trás e de trás para a frente e pode te dar um susto se contorcendo por toda a sala desse jeito.


Logo depois, seu filho pode começar a engatinhar ou se preparar para passeios de quatro apoiando-se nas mãos e nos joelhos e balançando-se para a frente e para trás (ou, muitas vezes, de forma divertida para trás).


Certamente ele gosta de ficar em pé para que possa pular para cima e para baixo (este mini-treino está deixando seus músculos das pernas bem fortes para prepará-los para a coisa real: caminhar).


A partir daqui, ele vai adorar pegar qualquer coisa em que possa colocar as patas - e enfiar diretamente na boca.


Tenha certeza de que ele tenha muitos brinquedos seguros para mastigar, porque morder objetos é uma das manias malucas, mas maravilhosas, com que ele aprende sobre o mundo ao seu redor.

Sua última chance de acessar o manual da introdução alimentar, clique aqui e acesse!





4.613 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page