Principais perguntas que você deve fazer a pediatra sobre o recém-nascido
Atualizado: 28 de mai. de 2021
Levar para seu lar um novo membro significa muita alegria- e muita incerteza sobre como cuidar do pacotinho. Saiba o que pedir ao seu pediatra para que você possa tirar o máximo proveito das primeiras consultas do seu filho.

Se você é mãe pela primeira viagem ou até mesmo tem outros filhos em casa, conseguir as respostas necessárias nas primeiras visitas com o recém-nascidos pode ser complicado.
Grande parte das mães que têm um bebê novinho em folha, provavelmente está com sono, cheia de hormônios e um pouco sobrecarregada, o que pode dificultar uma conversa coerente com seu pediatra - ainda mais quando você está fazendo malabarismos com um bebê inquieto em seus braços.

Porém se você planejar com antecedência e entrar no consultório do pediatra com uma lista de perguntas, vai mais provável que você tenha uma consulta bem produtiva e obtenha as orientações que deseja antes de sair pela porta da sala de exames. Não sabe o que perguntar? As perguntas abaixo são um bom lugar para começar.
Quanto devo amamentar meu filho?
Enquanto a Academia Americana de Pediatria (AAP) aconselha a amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses, porém isso não é possível para todas as mamães.
Caso você esteja amamentando, alimentando sua fórmula para bebês ou fazendo uma combinação, converse com seu médico sobre o que você pensa em fazer para garantir que seu bebê obtenha a nutrição necessária. Não sabe como expressar isso?
Leve em conta perguntar sobre os lados positivos e negativos da alimentação sob demanda, em comparação a seguir um cronograma de amamentação.
Na maior parte, os bebês que se alimentam sob demanda (são capazes de regular instintivamente a ingestão de calorias - ou seja comem e param de comer quando desejam ), enquanto os bebês que usam a mamadeira são mais propensos a se alimentar de acordo com a programação (onde você pode ver quantos ml ele bebi) bebês que se alimentam pela mamadeira ajuda os cuidadores a saberem o quanto ele precisa se alimentar).
Dependendo da forma que deseja fazer a alimentação, pergunte ao pediatra quanto seu bebê precisa tomar o leite, ou quanta fórmula o bebê médio consome diariamente de acordo com a idade dele
Qual é a melhor maneira de garantir que meu bebê esteja recebendo vitamina D suficiente?
A AAP aconselha que todos os bebês e crianças recebam 400 UI de vitamina D todos os dias, e os médicos pensam que o leite materno por si só não fornece o necessário para as crianças.
Quando se trata de fórmula, a menos que seu bebê esteja bebendo no mínimo 100 ml de fórmula com vitamina D todos os dias, ela também não estará recebendo a quantidade de vitamina D que precisa.
Por isso, não deixe de perguntar ao seu médico se seu filho está recebendo o tanto que precisa de vitamina D; caso contrário, solicite uma vitamina prescrita ou uma dicas para uma marca de vitaminas sem receita que seja adequada para o seu bebê.
Como posso garantir que meu bebê esteja dormindo o mais seguro possível?
Você provavelmente já saiba que os especialistas aconselham que você coloque seu bebê para dormir de costas para diminuir o risco de síndrome da morte súbita do bebê (SIDS).
Dos arranjos de dormir do seu filho até o choro acabar, analise todos os detalhes de segurança que você possa imaginar com seu médico para garantir que ele durma muito bem e com segurança. Deve estar se perguntando sobre o seguinte: Como posso tornar o berço mais seguro para o meu bebê? (Retire travesseiros e cobertores macios e confira se o colchão está firme.) Tudo bem que meu bebê adormeça afundado na cadeirinha do carro? (Sim, desde que você deixe o assento no carro ou apoiado no chão - nunca em cima de uma mesa.)
Outras perguntas que você deve fazer, anote rsrs
Você pode recomendar um consultor de lactação?
Os padrões de sono do meu recém-nascido são normais?
O que devo esperar na fralda do meu bebê?
Como posso facilitar as vacinas no meu bebê?
Como cuido do cordão umbilical do meu bebê?
Quais são os prós e os contras da circuncisão?
Como devo dar banho no meu bebê?
E claro, pense nas suas dúvidas também, lembre-se pediatras são pagos, se tirar todas suas dúvidas de uma vez você irá economizar.
Clique aqui para seguir o Instagram Dicas Maternas
Clique aqui para seguir o Instagram Papo de Mãe
Estamos prontos para te ajudar nessa fase do bebê, saiba como aqui