Quais são os cuidados com o Cordão Umbilical do bebê?
Atualizado: 28 de mai. de 2021
Limpeza e Sinais de infecção
O cordão umbilical transportou nutrientes de você para o seu bebê durante toda a gravidez. Agora, seu bebê tem um coto de púrpura azul que tem cerca de meio centímetro a uma polegada de comprimento. Levará algum tempo (aproximadamente 1-2 semanas) antes que ele seque e cai. Será preciso um pouco de cuidado e atenção para evitar irritações e infecções.
Como cuidar do cordão umbilical do meu bebê? Mantenha a área limpa
Antes os pediatras costumavam recomendar a limpeza da base do cordão com álcool. Porém, grande parte recomenda deixar o toco completamente sozinho porque se acredita que o álcool irrita a pele e às vezes atrasa a cura. Outros métodos para cuidar do cordão do seu bebê incluem o uso de Goldenseal Root e Echinacea. O melhor a se fazer é consultar o pediatra do seu filho para suas recomendações antes de usar qualquer um desses métodos alternativos.
Sempre mantenha a área seca
Faça o possível para deixe o cordão ficar exposto ao ar com a maior freqüência possível. Isso permite que a base do cabo seque e diminua a quantidade de tempo que é necessário para a cicatrização ocorrer. Faça o possível nesse período de usar fraldas recém-nascidas que tenham um corte especial ou dobrando a fralda do bebê para baixo ajudará a evitar que o cordão fique irritado. Se o tempo permitir, traga seu bebê apenas com uma camiseta e uma fralda para permitir mais tempo para que o cordão seque.
Tenha uma noite de sono muito mais tranquila!
Somente dê banhos de esponja
Não de banho no seu bebê em uma pia ou banheira especial até que o cordão umbilical tenha caído. Se o seu bebê tomar um banho, certifique-se de ventilar a área para secá-lo completamente. Não o esfregue-o, pois isso pode causar irritação.
Permitir que o cordão cure naturalmente
Poderá ser tentador “ajudar” o cordão a secar e cair, especialmente se parece estar pendurado por um fio, mas nunca puxe é melhor permitir que isso aconteça naturalmente
Quais são os sinais de infecção? Sinais de infecção podem incluir se o cordão:
A base aparece vermelha ou inchada
Continua sangrando
Ozia de pus amarelada ou branca
Produz uma falta de cheiro
Parece doloroso para o seu bebê
Atenção sinais de infecção do tronco do cordão umbilical podem resultar em uma omphalite (uma infecção potencialmente fatal do cordão umbilical). Isso é considerado uma condição séria e precisa ser tratado imediatamente.
Se observar que o cordão estiver com alguns desses sinais que foi mencionado a cima contacte o pediatra do seu bebê, para que ele possa te orientar de como agir nessa situação e o que será melhor para seu bebê.
O que é um granuloma umbilical?
O granuloma umbilical é um pequeno nódulo de tecido rosado-vermelho firme (semelhante ao tecido cicatricial) com drenagem verde-amarelada persistente. É diferente de uma infecção porque não é acompanhada por inchaço, vermelhidão, calor, sensibilidade ou febre. Isso é mais frequentemente tratado por cauterização que é realizada pela aplicação de nitrato de prata na área para queimar o tecido. Não há terminações nervosas na área, por isso não é doloroso.
Depoimento de uma mamãe que adquiriu o e-book de receitas e mais o 5 bônus incríveis!