Saiba como acalmar um bebê chorão
top of page

Saiba como acalmar um bebê chorão

Atualizado: 28 de mai. de 2021

Do choro à cólica ao gás, agora você vai ver algumas técnicas calmantes que ajudarão a acalmar um bebê agitado.



Eles choram por qualquer motivo


Os bebês choram por qualquer razão. Às vezes, pode ser fácil acalmá-los: basta uma amamentação, um arroto, uma troca de fraldas ou sua voz calma e um toque gentil. Mas tem outros momentos em que seu bebê - provavelmente ele pode estar passando por uma cólica - pode parecer inconsolável, não importa o que você faça. Qualquer coisa pode ser o suficiente para levá-lo às lágrimas.



Porém não perca a esperança. Primeiro, tente conhecer o tipo de choro do seu filho e descartar os culpados óbvios (exemplo: uma fralda suja ou uma barriga vazia) junto com qualquer  sintoma de doença que justifique uma chamada ao médico, como febre ou coriza, ou sinais de dor, como gengivas inchadas. O bebê ainda está agitado em suas mãos? Experimente estas técnicas testadas pelo tempo que ajudarão a limpar as lágrimas e farão com que ambos se sintam melhor.




Enrole seu Bebê


Colocar o bebê em um cobertor mantém o seu pequeno pacotinho confortável e seguro. Médicos acham que enrolar os bebês pode acalma-los por criar uma sensação de útero. Muitos pais acham que os panos ajudam os bebês a se acalmarem mais rápido e dormirem mais de acordo com suas experiências. Seu pacotinho pode preferir que seus braços sejam deixados de lado, porque ele se acalma chupando os dedos ou simplesmente porque gosta de sua liberdade. Você pode facilmente deixar os braços fora do swaddle colocando-os com a borda superior do cobertor no nível das axilas, em vez de no queixo.



Incentive a Sucção


Os bebês normalmente se acalmam com sucção não nutritiva, que não enche a barriga, porém acalma os nervos. Se seu pacotinho estiver chorando, ajude-o a achar o polegar, o punho ou o dedo, ou simplesmente ofereça um de seus dedos por um tempo. Brinquedos ou chupetas também podem fazer a mágica acontecer, mas você deve considerar esperar até que a amamentação esteja bem estabelecida antes de oferecer estes objetos.



Uma boa ideia é passear com o bebê na sua frente


Pegar seu bebê  e passear é uma ótima maneira de acalmá-lo. grande parte dos pacotinhos gostam da sensação de proximidade e do ritmo de seus passos. Será bom para você fazer o que está na imagem também porque suas mãos permanecem livres para multitarefa.




Se o seu bebê se recusar a ficar em uma tipóia ou transportadora frontal, não desista completamente. Os bebês costumam gostar de ser carregados assim.


Balançar um bebê em uma cadeira de balanço ou planador


Balançar o seu pacotinho em uma cadeira de balanço ou planador é provavelmente um dos rituais mais apreciados e respeitados pela vida.


A paternidade hoje em dia também oferece algumas opções de balanço com as mãos livres: quando o bebê estiver com problemas, considere colocá-lo em um balanço motorizado do bebê, em um assento inflável com vibração ou em um berço automático. Sempre siga as instruções de segurança do fabricante sobre as restrições de idade e peso para esses dispositivos.


E tente não deixar seu pacotinho ter o hábito de cochilar neles, pois pode ficar dependente do movimento para adormecer com o tempo. Em vez disso, deixe-a à beira do sono e depois a transfira para o berço.




Já ouviu falar do ruido branco ?


Alguns pacotinhos se acalmam com sons rítmicos, que podem lembrá-los do útero. Veja se ligar um aspirador, secador de cabelo ou ventilador pode funcionar para bloquear os ruídos aleatórios que podem assustar seu bebê quando ele está tentando se acalmar. Como alternativa, invista em uma máquina ou dispositivo móvel de ruído branco especial. Se você estiver com um aperto e não tiver nenhum dispositivo à mão, tente calar o bebê com sons "Shhhhhh ... shhhh ... shhhh ...".


Cante para seu pacotinho


Seu bebê não tem idéia se você canta em um tom perfeito. O que ela sabe é que sempre que ela está sendo enganada, você está lá com ela. Então, da próxima vez que ela estiver irritada, cante para ela uma canção de ninar clássica, uma balada brega dos anos 80 ou qualquer outra música que vier à sua mente. Ela será confortada apenas pelo som da sua voz.



Quem não gosta de um banho?


Se seu pacotinho tende a ficar mais calmo na hora do banho, encha a banheira com água morna e faça dela uma parte de sua rotina, seu momento de relaxar. Você pode até tentar introduzir um pouco de aromaterapia. Como um bônus, colocar algumas gotas de sabão com infusão de lavanda ou camomila à água pode ajudar a acalmá-lo também. Lembre-se de que alguns bebês são estimulados pelo banho. caso isso seja verdade para o seu filho , certifique-se de agendar o horário  do banho do pacotinho antes da hora de brincar.


Massagens


Massagear seu filho pode ser um ritual relaxante para vocês dois, e é uma boa maneira de acalmar os gritos do seu bebê. Você pode experimentar loção ou óleos especiais de massagem para bebês, claro que nenhum deles é necessário. Use um toque gentil, mas verifique se é firme o suficiente para não causar cócegas.

  • faça carinho em seu peito do centro para fora e faça pequenos círculos no estômago, ao redor do umbigo.

  • Role de forma suave os braços e as pernas entre as mãos, revezando-se a cada membro, ou tente alternar as mãos em um movimento de "ordenha" enquanto você acaricia cada membro do núcleo até a extremidade.

  • Abra os punhos e esfregue as palmas das mãos e os dedos.

  • Não deixe de massagear as solas dos pés e desenrole os dedos dos pés também.

  • Se o bebê não se importar, tente virar a barriga e acariciá-la de um lado para o outro, depois para cima e para baixo.


Já experimentou o "Colic Carry" ?


Às vezes, quando seu pacotinho está chorando inconsolavelmente, o que ele precisa é de alguma pressão na barriga - ou o que é conhecido como "transporte de cólicas" - para ajudar a aliviar os gases e as  cólicas :

  • Coloque seu filho em sua barriga em seu antebraço, segure sua cabeça em sua mão. Use a outra mão para estabilizá-la e esfregue-a de volta.

  • Deite-a no colo, com um joelho na barriga e o outro apoiando sua cabeça.

  • Segure-a na vertical, com o abdômen no seu ombro.

  • Deite-a de costas e empurre os joelhos até a barriga por 10 segundos; depois solte e repita, para ajudar a aliviar os gases. 



Entreter


Sim, jovens podem ficar entediados - e, se o fizerem, isso pode fazer com que fiquem inquietos. Para manter seu pacotinho entretido, tente narrar suas ações, repleto de ruídos tolos e expressões animadas.


Você também pode sentar no chão com ela e mostrar a ela como seus brinquedos chocam e giram. Algumas crianças gostam de olhar e ouvir você ler um livro de rimas simples, enquanto outros dão risadinhas se você tocar algumas músicas e dançar com elas, aprenda do que seu filho gosta e faça isso sempre.





Mantenha a calma e continue


Se muita estimulação parecer ser o problema, reduza tudo alguns graus. Apague as luzes, desligue a música, ligue o telefone com vibração e relaxe junto ao seu filho. Lembre-se de que tudo é completamente novo para ele ou ela, e às vezes isso é esmagador.


Se seu pacote estiver com cólica, é especialmente importante manter as coisas calmas e tranquilas no final da tarde e da noite, quando as cólicas costumam estar no auge. 






611 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page